Verde Vitta

Programa Verde Vitta Residencial

A Vitta Residencial sempre buscou realizar sonhos e mudar vidas.

Agora, com o Verde Vitta, chegou o momento certo de trabalhar a sustentabilidade em nossa empresa!

A sustentabilidade, além de ser um conceito altamente discutido na atualidade, representa um dos valores da Vitta Residencial.

Para nós, ser sustentável, é considerar a esfera social, econômica e ambiental de cada ação. Dessa maneira, elencamos nossas características sustentáveis e relacionamo-las a cada âmbito da sustentabilidade.

ISO 9001
A ISO 9001 tem como objetivo trazer aos clientes a confiança de que os produtos e serviços da empresa serão criados de modo repetitivo e consistente, com intuito de adquirir qualidade, de acordo com os padrões estabelecidos.

PBQP-H
O PBQP-H - Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat é um instrumento do Governo Federal e tem como objetivo organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva. Dessa forma, espera-se o aumento da competitividade no setor, a melhoria da qualidade de produtos e serviços, a redução de custos e a otimização do uso dos recursos públicos.

Desde julho de 2013 está em vigor a Norma de Desempenho de Edificações, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que estabelece diferentes critérios e requisitos necessários para atendimento das exigências dos usuários. A Norma de Desempenho engloba mais de 200 normas nacionais e internacionais e trata do desempenho de diversas disciplinas, tais como: térmica, acústica, lumínica, segurança estrutural, estanqueidade, dentre outros.

Visando o atendimento da Norma de Desempenho nos empreendimentos da Vitta Residencial foram realizados estudos, ensaios e pesquisas por diferentes soluções construtivas, além da validação dos fornecedores de materiais. O resultado desse processo são unidades entregues com maior conforto, durabilidade e qualidade.

Pensando também nas questões que impactam a vizinhança dos empreendimentos e a cidade como um todo, a Vitta Residencial investe em inúmeros projetos para melhoria da infraestrutura urbana.

Atento para os problemas de drenagem presentes em grandes cidades, todos os empreendimentos Vitta contam, em sua implantação, com caixas de retenção de água pluvial. Esses reservatórios tem a função de retardar a chegada da água das chuvas nos rios, minimizando os problemas de enchente tão comuns em áreas urbanas.

A Vitta Residencial promove a melhoria na infraestrutura das cidades e em diversos equipamentos urbanos, melhorando o abastecimento de água, ampliando ruas, construindo ou reformando creches, escolas, praças, etc.

O Educa Vitta é um programa desenvolvido internamente na Vitta Residencial com o objetivo de promover a alfabetização de funcionários diretos e terceirizados que atuam em nossas obras. O curso é uma parceria entre a construtora, o SESI e o Sinduscon-SP e as aulas são oferecidas duas vezes por semana. Os alunos também recebem gratuitamente material escolar no início das aulas.

Outra medida adotada pela Vitta Residencial pensando nos gastos de nossos condomínios é a utilização de lâmpadas LED nas áreas comuns. Esse tipo de lâmpada proporciona uma economia de 45% quando comparadas a sistemas convencionais, além de possuir uma vida útil maior.

Jovem Aprendiz
Com o intuito de melhor desenvolver os jovens de nosso país para o mercado de trabalho, a Vitta Residencial apoia o programa Jovem Aprendiz. Com essa oportunidade, jovens se integram ao ambiente corporativo e assimilam conhecimentos técnicos e práticos da área.

Oportunidade de estágio
A Vitta Residencial oferece aos alunos de curso superior a oportunidade de vivenciar seus conhecimentos teóricos sendo colocados em prática. Durante o programa, os estagiários enriquecem seu repertório técnico e aprendem a lidar com situações desafiantes do mercado de trabalho.

Programa de inclusão
A Vitta Residencial acredita na igualdade de direitos entre todas as pessoas. Dessa maneira, oferece às pessoas com necessidades especiais a oportunidade de se tornar um colaborador.

Programa de recrutamento interno
Na Vitta Residencial, prezamos pela realização profissional de nossos colaboradores. Assim, a empresa executa um programa de recrutamento interno que permite ao trabalhador mudar sua área de atuação, valorizando os colaboradores internos.

Remuneração e benefícios
A Vitta Residencial valoriza e desenvolve cada colaborador, defendendo a igualdade de gênero e meritocracia. Além de remunerar os colaboradores baseando-se em tais princípios, oferece benefícios relacionados ao bem-estar físico e financeiro das pessoas. A Vitta Residencial possui uma rede de estabelecimentos conveniados, que oferecem descontos exclusivos, e conta com uma equipe profissional responsável por desenvolver atividades físicas com os trabalhadores (programa Keep Moving).

Trabalhe conosco
Se interessou em desenvolver sua carreira com a Vitta Residencial? Acesse nosso portal Trabalhe Conosco e tenha acesso às vagas e ao cadastramento de currículos.

Todas as unidades entregues contam com bacias sanitárias de sistema dual flush. Esse sistema é composto por uma caixa acoplada à bacia e fornece ao usuário duas opções de fluxo de água de acordo com a necessidade.

A utilização das descargas com duplo acionamento permite uma economia de água quando comparada ao sistema convencional, gerando benefícios tanto ambientais quanto econômicos. Nos empreendimentos da Vitta Residencial, uma família de 4 pessoas economiza até 1440 litros de água por mês! Essa quantia equivale a 72 galões de água de 20 litros cada.

Visando a redução no consumo de energia elétrica e economia no valor dos condomínios, a Vitta Residencial entrega as lâmpadas das áreas de escadarias e halls associadas à sensores de presença. Segundo estudo desenvolvido pela PUCRS, tais sensores podem reduzir o consumo de eletricidade em até 22,5%!

A utilização desse equipamento permite o acendimento das lâmpadas quando algum movimento próximo é identificado, apagando-as após algum tempo, minimizando o consumo excessivo de energia elétrica e aumentado a vida útil das lâmpadas.

Outra iniciativa da Vitta Residencial é o programa Revittaliza que tem como objetivo renovar os condomínios já entregues pela Vitta. São entregues equipamentos para serem utilizados nas áreas comuns e aprimorar a qualidade dos ambientes.

Durante o período de garantia do imóvel, os clientes contam com o auxílio da assistência técnica da Vitta Residencial. O serviço de Assistência Técnica torna evidente a preocupação da Vitta Residencial com seu cliente, mesmo após a entrega da obra. Caso tenha alguma dúvida, acesse o nosso SAC.

A Vitta Residencial implanta medidas e estuda soluções para, cada vez mais, tornar seus canteiros de obra sustentáveis. Dentre elas:

- Logística Reversa: devolver as embalagens aos fornecedores ou fabricantes.

- Reúso de água: reúso de água do lavatório para o mictório nos vestiários, reúso de água da chuva, reúso de água do ar condicionado. A água reaproveitada pode ser utilizada na lavagem de equipamentos, limpeza de pisos, para regar plantas, entre outras aplicações.

- Torneira com bico arejador: instalação de bicos arejadores nas torneiras dos refeitórios e sanitários.

- Descarga com consumo reduzido: utilização de descargas "dual flush" ou colocação de garrafa PET preenchida com água dentro das caixas de descarga das bacias.

- Ventilação cruzada: Existência de aberturas voltadas para o exterior da edificação de maneira a permitir a ventilação natural cruzada dentro de ambientes.

- Lâmpadas de menor consumo: Uso de lâmpadas eficientes tipo LED ou fluorescentes na área de vivência do canteiro de obras.

- Aquecimento solar de água: Implantação de aquecimento solar de água nos chuveiros do vestiário.

- Aparelhos certificados: Uso de equipamentos certificados em nível A pelo Procel.

- Canecas: Fornecimento de canecas para equipe administrativa, de modo que o uso de copos plásticos seja restrito a visitantes.

- Papel rascunho: Disponibilização de caixa com papéis que possam ser reutilizados.

- Reutilização de mobiliários: Reaproveitar mobiliários em obras futuras e reutilizar aqueles provenientes de outras obras.

- Telha translúcida: Instalação de telhas translúcidas visando reduzir o consumo de energia elétrica, com melhor aproveitamento da luz solar.

- Kits pré-montados: Instalação de kits elétricos e hidráulicos no decorrer do processo construtivo, reduzindo, assim, o corte inadequado dos materiais e a quantidade de resíduos gerados.

- Reutilização de materiais: reutilização de materiais que não seriam mais utilizados na obra, exemplo: reutilização dos paletes que suportam os blocos de concreto. Esse material pode ser utilizado para cobrir as caixas de passagem – evitando assim a queda de trabalhadores – e, também, ser transformado em mesas, possibilitando diversos usos.

- Envelopamento com RCD: Utilização de areia provinda de resíduos da construção e demolição no envelopamento de tubulações, quando há necessidade do uso desse material.

- Ponto de higienização padrão: Existência de pontos de higienização no canteiro de obras, de forma a permitir a higienização dos EPI's e prolongar a vida útil dos mesmos, reduzindo a quantidade de materiais descartados.

- Muro de divisa: Execução antecipada do muro de divisa do empreendimento. Com isso, o uso de tapumes e geração de descartes são minimizados.

- Coleta seletiva: Separação e correta destinação do lixo gerado conforme sua composição: orgânico, metal, papel, plástico, vidro e não reciclável. As lixeiras ficam na área de vivência do canteiro de obras.

- Comunicação visual: Existência de mural de informações aos funcionários (telefones úteis, código de ética, informativo sobre doenças, anúncios etc.) e placas de sinalização.

- Área de lazer: local que proporciona aos colaboradores um espaço de descanso. Além de criar um ambiente de relaxamento, a área possibilita uma maior integração entre colaboradores.

- Paisagismo: a área de vivência deve conter itens de paisagismo para maior bem-estar físico e mental.

- Capacitação interna: Capacitação da equipe de canteiro quanto a conhecimentos gerais, por exemplo: curso de Excel, orçamento, leitura de projeto, matemática, controle financeiro familiar etc.

- Biblioteca: Disponibilização, na obra, de um espaço para disposição de livros e revistas.

- Bicicletário: Disponibilização de vagas de bicicleta, em local próximo à entrada da obra, para os colaboradores como incentivo ao uso de transporte menos poluente e redução na utilização de veículos automotores.

- Horta: Existência de uma horta na área de vivência, possibilitando aos colaboradores uma alimentação diversificada por meio da inclusão de hortaliças nas refeições realizadas durante a jornada de trabalho.

- Melhorias de entorno: Possuir estudo de impacto de vizinhança, utilizar pedrisco na entrada da obra, permitindo uma melhor aparência e minimizando o levantamento de poeira, e promover a lavagem da rua, quando a mesma estiver com detritos e poeira oriundos do canteiro de obras.

- Campanhas sociais: campanhas que envolvam a sociedade do bairro em que a obra está inserida, tais como: arrecadação de alimentos, doação de roupas, capacitação técnica etc.

- Orientação ambiental: treinamentos com os funcionários diretos e terceirizados sobre política da empresa, procedimento e ações sustentáveis.

- Plano de gerenciamento de resíduos da construção civil (PGRCC): A Vitta Residencial garante a correta destinação dos resíduos gerados durante a fase de obra a fim de minimizar o impacto ambiental da construção civil. Esse procedimento é embasado no Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC) de cada obra, o qual especifica as diretrizes legais do processo.

- Indicadores de sustentabilidade: as obras controlam o consumo de água e energia e a geração de resíduos.

- Controle de CTR: a obra controla todos os resíduos que são transportados e destinados para as áreas apropriadas para tal recebimento.

- Recipientes disponíveis para resíduos: Ao iniciar as atividades do canteiro a obra disponibiliza recipientes para todos os tipos de resíduos gerados para garantir a correta segregação.

- Sinalização adequada dos resíduos: os recipientes são identificados para que o correto descarte seja realizado.

- Segregação dos resíduos: as obras seguem as definições do PGRCC e segregam os resíduos de acordo com o plano (entulho, madeira, gesso, plástico, isopor, sacaria, papelão).

- Presença de área de destinação temporária (ADT): algumas obras disponibilizam uma área temporária identificada para armazenar os resíduos quando os recipientes não forem suficientes para aguardar o ciclo de retirada.

- Licenças ambientais e operacionais: Todos os fornecedores de areia, brita, água, transportadores de resíduos, receptores de resíduos, precisam estar licenciados para exercer as atividades e suas licenças dentro do prazo de validade.

- Uso de madeira certificada: Compromisso de uso de produtos certificados pelo FSC® - Forest StewardshipCouncil® (Conselho de Manejo Florestal), que é o selo verde mais reconhecido em todo o mundo. Esta certificação garante que a madeira utilizada em determinado produto é oriunda de um processo produtivo manejado de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável, e no cumprimento de todas as leis vigentes. Produtos certificados: portas (kit porta pronta), pisos laminados e acessórios.

- Tratamento de água: a obra executa um sistema de decantação e filtragem para reaproveitamento da água utilizada na limpeza da betoneira. A água reaproveitada pode ser utilizada na lavagem de equipamentos e limpeza de pisos. Também existe um sistema de filtragem da água utilizada para lavar a bica dos caminhões de concreto. Além de minimizar a sujeira gerada na vizinhança, a ação proporciona o reúso da água que seria descartada na rede.

- Armazenamento de contaminantes: Caso a obra estoque materiais contaminantes (exemplo: combustível), os mesmos devem ser armazenados adequadamente. Também, existem kits de mitigação em locais propensos a inflamabilidade e contaminação do solo.

- Monitoramento e Emissão de Poluentes: A obra realiza o monitoramento de emissão de fumaça em veículos e equipamentos à diesel com o auxílio da Escala de Ringelmann.

A Vitta Residencial realiza auditoria interna nas obras com a finalidade de orientar e apresentar tratativas em relação ao Sistema de Gestão de Qualidade e Sustentabilidade.

A Vitta Residencial preza pela excelente qualidade de seus empreendimentos, assim faz questão de desenvolver um relacionamento mais próximo com seus fornecedores para garantir a adequação dos materiais e produtos entregues.

Validação de fornecedores: Nossos fornecedores cadastrados passam por um processo de homologação sobre a adequação técnica e qualitativa dos produtos fornecidos para, então, ser considerado um fornecedor apto a equipar nossos empreendimentos.

Fornecedores locais: Ao optar por fornecedores locais, a Vitta Residencial, além de minimizar a emissão de gás carbônico gerada pelo transporte, sustenta o desenvolvimento de mercados locais.

Com o intuito de disseminar a cultura de responsabilidade social, temos o Projeto Reluz. Somamos os atos voluntários da nossa organização, direcionando as atividades para o bem-estar social, podendo direcionar os negócios visando o interesse coletivo, o que contribui para uma sociedade mais justa e na preservação do meio ambiente.

Temos também o Econsciência, programa que conscientiza nossos colaboradores sobre segregação de recicláveis no escritório, não utilização de copos plásticos e uso papel rascunho nas impressoras.

Utilizamos em nossas áreas de lazer equipamentos e eletrodomésticos com selo Procel de economia de energia garantindo um consumo mais eficiente para o condomínio – sendo possível reduzir em até 50% a demanda por energia. É a Vitta Residencial sempre pensando no melhor para o seu cliente e para o meio ambiente!

A Vitta Residencial conta com projetos racionais e com atenção para a sustentabilidade. Nossos empreendimentos são especialmente planejados para garantir a recarga hídrica dos aquíferos e redução do uso de iluminação artificial e ar condicionado.

Além de nos enquadrar aos requisitos construtivos de cada cidade, seguimos recomendações estabelecidas em normas quanto a área de aberturas e iluminação natural de ambientes. Assim, garantimos conforto e economia para usuários.

Alguns condomínios da Vitta Residencial contam com uma área exclusiva para estacionamento de bicicletas, oferecendo segurança e conforto aos usuários. Os bicicletários também estão presentes nos canteiros de obras durante a construção do empreendimento, facilitando o deslocamento diário dos nossos colaboradores.

A inclusão de bicicletários nos canteiros de obras e nas áreas comuns dos condomínios incentiva nossos colaboradores e clientes a praticarem exercícios físicos e utilizar um meio de transporte limpo.

Visando aprimorar a qualificação profissional de nossos colaboradores, firmamos parcerias de desconto com instituições que oferecem cursos de Graduação, MBA e Pós-Graduação.

Ainda, a Vitta Residencial disponibiliza seus canteiros de obras às instituições de ensino superior com o intuito de promover visitas técnicas. Dessa maneira, alunos e professores entram em contato com práticas construtivas de mercado, fomentando o desenvolvimento de pesquisas que atendam às necessidades do mercado.

A Vitta Residencial entende o quão importante para o cliente é receber um imóvel dentro do prazo estipulado.

Por isso, dispõe de planejamento assertivo e controle eficaz da execução das obras. Além de promover a previsão precisa da entrega do empreendimento, a Vitta Residencial garante o retorno financeiro do investimento realizado.

A Vitta Residencial está constantemente em busca de inovações e soluções que adicionem aos empreendimentos mais eficiência e aos apartamentos mais qualidade, focando sempre na economia para os usuários.

Nesse sentido, são realizados diversos estudos para aprimoramento de nossos projetos e soluções construtivas, além da busca de materiais inovadores.

Acreditamos que sempre temos algo a aprender. Assim, oferecemos capacitações técnicas, de gestão e liderança a nossos colaboradores.

Uma das soluções adotadas como parte do plano de redução do consumo de água é a utilização de torneiras com bico arejador. Esse acessório tem a função de misturar ar à água e diminuir o fluxo, mantendo a sensação de volume devido ao jato direcionado.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), recolhem-se, no Brasil, 180 mil toneladas de resíduos sólidos por dia – esse montante equivale ao peso de 180 mil carros populares!

Diante desse cenário, a Vitta Residencial acredita que o volume de rejeitos descartados pode ser reduzido com a prática da coleta seletiva. Assim, alguns empreendimentos contam com lixeiras destinadas especificamente ao lixo reciclável.

Dessa maneira, a separação dos recicláveis é incentivada, a quantidade de lixo destinado a aterros é reduzida e o funcionamento de cooperativas locais que coletam tal descarte é fomentado.

A utilização de plantas arquitetônicas moduladas em todos os empreendimentos da Vitta Residencial permite a paginação adequada da alvenaria. Tal processo agiliza a etapa construtiva e proporciona melhor coordenação e controle da obra. maneira, tem-se uma gestão precisa da qualidade e prazo.


Conquiste seu imóvel próprio! Fale com a Vitta Residencial

Fale com um dos nossos consultores

Gostou de algum imóvel ou tem alguma dúvida? É muito fácil falar com a gente!
Ligue grátis de qualquer estado, mande um whatsapp ou abra um chat aqui mesmo!