Como limpar rejuntes de porcelanato ou cerâmica? Seu apê sempre novo

O rejunte encardido e amarelado é capaz de deixar qualquer piso com aspecto envelhecido e nada agradável. Se você quer manter o seu apê com carinha de imóvel novo é essencial saber como limpar rejunte de porcelanato e de piso cerâmico.

O excesso de poeira, de fritura e de sujeira do dia a dia pode acabar impregnado no rejunte e, mesmo no caso dos porcelanatos em que os pisos ficam bem juntinhos, esse problema é capaz de incomodar.

Para se livrar dessa situação de uma vez por todas, continue a leitura e veja quantas dicas legais de limpeza nós separamos!

Como limpar rejunte de porcelanato ou cerâmica com receitas caseiras

As receitas caseiras são ótimas soluções para quem quer uma limpeza mais potente sem ter que investir em produtos mais caros e até agressivos à saúde. Veja as principais ideias.

Vinagre

Quem está acostumado a limpar o apartamento, sabe que o vinagre branco é um poderoso aliado para deixar várias superfícies sempre limpinhas. Ele também pode ajudar a retirar a sujeira impregnada nos rejuntes. Essa receita pode ser usada tanto nos porcelanatos como nos pisos cerâmicos. Basta aplicar o vinagre branco puro em toda a superfície a ser limpa e deixar agir por 20 minutos. Depois desse tempo, retire o produto com uma esponja ou pano.

Se o rejunte estiver bastante encardido, você terá que esfregá-lo para ver resultados melhores. Caso, ainda assim, o rejunte não fique bem limpinho, repita o procedimento no outro dia ou acrescente um pouco de suco de limão à mistura.

Detergente e vinagre

Outra maneira eficiente para aprender como limpar rejunte de porcelanato e de outros materiais, é misturar um copo de vinagre tipo álcool com duas colheres de sopa de detergente. Aplique a mistura sobre o rejunte encardido, esfregue e, em seguida, retire com um pano úmido.

Nessas receitas com vinagre, é importante respeitar o tempo para a limpeza, porque se o produto ficar muito tempo no piso ele poderá secar e, então, será bem difícil retirá-lo. Se isso já aconteceu, você pode aplicar um pouco mais de vinagre ou água pura e, então, esfregar.

Bicarbonato de sódio e água

balde com água e bicarbonato de sódio
Os materiais usados nas técnicas de como limpar rejunte de porcelanato e cerâmica podem ser encontrados nos armários do seu apartamento.


Faça uma mistura com bicarbonato de sódio e água. Use as mesmas quantidades de cada ingrediente até formar uma pasta que seja fácil de aplicar no rejunte. Aplique a mistura usando uma escova com cerdas duras, com o lado áspero de uma esponja ou até com uma escova de dentes antiga e sem uso. Deixe agir por alguns minutos e então esfregue a pasta no rejunte encardido.

Finalize enxaguando a superfície com água até retirar todo o bicarbonato. Se a sujeira persistir, aplique novamente a mistura.

Bicarbonato de sódio e vinagre

Uma opção caseira bem potente para entender como limpar rejunte de porcelanato e de cerâmica, é fazer a seguinte receitinha:

- 7 copos de água;

- ¼ de copo de vinagre (de álcool ou branco);

- 1⁄3 de copo de limão espremido;

- ½ copo de bicarbonato de sódio.

Misture tudo e esfregue com uma escova de cerdas duras sobre o rejunte. Retire o excesso com um pano e enxague o piso logo em seguida. No caso de porcelanatos de alta qualidade, contudo, o mais recomendado é usar produtos específicos para esse tipo de limpeza, garantindo que você manterá a beleza do piso por mais tempo.

Como fazer a manutenção do rejunte?

limpeza do rejunte do chão
Além de entender como limpar rejunte de porcelanato e cerâmica do jeito certo, é importante fazer a manutenção com frequência. Fonte: Inkawall.


Depois que você viu como limpar rejunte de porcelanato e cerâmica e retirou a sujeira mais impregnada, é essencial fazer a manutenção, evitando que o problema volte a se instalar. Para o apartamento, de modo geral, o recomendado é usar alguma das misturinhas acima, pelo menos, uma vez por mês. Já para a área da cozinha, o indicado é lavar o piso com um pouco de água, detergente e vinagre uma vez por semana, no mínimo.

Para realizar a manutenção, você poderá usar a seguinte receita: 1 litro de água, 2 colheres de sopa de detergente e 1 copo de vinagre de álcool claro. Derrame a mistura no chão, esfregue com uma vassoura, retire com o rodo e com um pano seque todo o piso.

Cuidados com os porcelanatos e pisos cerâmicos

Antes de usar qualquer receita caseira, é preciso ter um pouco de cuidado, garantindo que a mistura não seja agressiva ao piso. Você pode testar um pouquinho em algum pedacinho mais “escondido” do piso.

O porcelanato é o que exige maior atenção, porque ele é mais poroso. Isso significa que, dependendo do produto escolhido, o piso poderá manchar ou aderir à coloração da química, no caso de produtos com cores mais fortes.

Já os pisos cerâmicos sofrem menos com essa questão, pois contam com uma película protetora que o porcelanato não tem. Por isso, eles não absorvem tanto gorduras ou outros itens capazes de causarem manchas.

Existem alguns produtos que nunca devem ser usados sobre os pisos, que são os itens mais ácidos ou com cores fortes, como:

- sabão em pó;

- ceras e realçadores de brilho;

- água sanitária;

- acetona;

- soda cáustica;

- escovas ou vassouras agressivas.

Depois de ler essas dicas, ficou mais fácil descobrir como limpar rejunte de porcelanato e piso cerâmico? Se você ainda tem alguma dúvida, é só deixar um comentário pra gente!

Fale com um dos nossos consultores

Gostou de algum imóvel ou tem alguma dúvida? É muito fácil falar com a gente!
Ligue grátis de qualquer estado, mande um whatsapp ou abra um chat aqui mesmo!