Como usar o cobogó cerâmico na decoração do apartamento?

Separar os ambientes, permitir a entrada de luz e ventilação e trazer mais beleza às decorações, são algumas das funções do cobogó cerâmico. Criado no Brasil, o cobogó teve o seu auge nas décadas de 50 e 60 e agora volta a ser revisitado por arquitetos e decoradores com uma pegada mais moderna e o uso de materiais diferenciados na sua produção.

Quer deixar o seu apartamento ainda mais incrível e conseguir dividir melhor os ambientes de uma maneira bem moderna e cheia de estilo? Continue a leitura!

O que é cobogó?

O cobogó é um elemento vazado que surgiu, inicialmente, com a função de dividir os ambientes. Ele foi idealizado e criado por três engenheiros brasileiros e o nome “cobogó” é a junção das primeiras sílabas dos nomes dos criadores: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckman e Antônio de Góes.

Embora já exista uma versão semelhante muito usada em Marrocos e na Índia, os brasileiros conseguiram criar um modelo mais barato e mais bonito, produzido com cimento e formatos geométricos.

Apesar de ser amplamente utilizado nas construções, é importante frisar que o cobogó não deve ser usado para substituir paredes, porque ele não suporta muito peso e nem tem função estrutural, sendo apenas indicado para dividir os ambientes.

Quais os tipos de cobogós?

Se no início existiam apenas cobogós de cimento, hoje, a realidade está bem diferente. Conforme esse elemento vazado passou a ser mais valorizado, surgiram opções produzidas com materiais bem distintos. Veja alguns.

Cobogó cerâmico

cobogó cerâmico usado na divisão da sala e cozinha
O cobogó cerâmico oferece a vantagem de ser encontrado em diferentes formas e cores, o que facilita na hora de combinar com a decoração do seu apê. Fonte: Cerâmica Martins.


Ele é o que mais lembra o cobogó clássico criado pelo trio brasileiro em 1920. A opção sem esmalte, oferece um pouco mais de rusticidade às decorações, enquanto os esmaltados, criam um ambiente clean e moderno. É possível encontrar uma grande variedade de cores e formatos.

Cobogó de concreto

cobogó de concreto usado entre quarto e sala

Os cobogós feitos de concreto combinam com ambientes nos quais a decoração é mais rústica e moderna. Fonte: Refereans Design Blog.


É uma versão mais rústica e, por isso mesmo, mais usada em áreas externas. Tem como vantagem uma maior durabilidade que os demais materiais. Pode ser usado em fachadas, muros, áreas de lazer, lavanderias, piscinas e muito mais.

Cobogó de vidro

cobogó de vidro para banheiro
Cobogó de vidro é uma ótima opção para quem busca privacidade para os cômodos com um toque de modernidade. Fonte: Hometeka.

Diferente dos demais, esse cobogó permite a passagem de luz, mas não de ar. Assim, seu uso não é indicado em locais que precisam de uma boa ventilação, como as cozinhas. No entanto, é muito recomendado para locais que precisam de uma proteção extra, como as lavanderias que precisam ficar abrigadas da chuva.

Como usar o cobogó cerâmico na minha decoração?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre esse elemento, quer descobrir como usar o cobogó cerâmico na sua casa? Veja dicas essenciais.

Defina corretamente o lugar

Definir onde o cobogó ficará é extremamente importante. Afinal, as características do ambiente, inclusive, podem influenciar na sua escolha. Como o cobogó cerâmico é bastante versátil, ele pode ser usado em diversos ambientes.

 

De qualquer maneira, é importante optar por um local em que seja possível aproveitar a iluminação natural e as correntes de vento, assim, você conseguirá usufruir das principais vantagens que esse elemento vazado proporciona.

 

São muitas as opções de ambiente para usar o cobogó cerâmico, como:

divisão da sala de estar e de jantar;

como divisória entre a cozinha e a lavanderia;

para criar um hall ou corredor, levando mais privacidade a algum espaço do seu apartamento.

Opte por materiais de qualidade

Na hora de comprar o cobogó cerâmico, fique atento à qualidade. Por isso, preste atenção ao acabamento, as formas geométricas e a estética do elemento vazado. Esse é o momento de definir se você usará um cobogó esmaltado ou não (dependendo da sua decoração e intenção para o ambiente).

Use o elemento como ponto focal

O cobogó, embora muito bonito, é um elemento que chama bastante atenção visualmente, graças às suas figuras geométricas e tramas. Por isso, tome cuidado com o restante da sua decoração para não sobrecarregar o ambiente.

 

Se você optar por um cobogó cerâmico colorido, lembre-se que os demais itens decorativos devem estar em cores neutras, e vice-versa. É possível encontrar modelos que ficam fixados no chão e podem funcionar como uma estante, abrigando elementos decorativos e pequenos objetos.

 

 

 

 

 

Fale com um dos nossos consultores

Gostou de algum imóvel ou tem alguma dúvida? É muito fácil falar com a gente!
Ligue grátis de qualquer estado, mande um whatsapp ou abra um chat aqui mesmo!