Categoria N

Conheça aqui 7 animais para ter em apartamento

Você sabe quais são os melhores animais para ter em apartamento? Ter um animalzinho em casa é uma delícia e ainda pode ajudar bastante, fazendo companhia para crianças e pessoas mais velhas, nos divertindo, ajudando a reduzir os sintomas de quem sofre com ansiedade e depressão, e muito mais.

Porém, quem vive em apartamentos precisa de cuidados extras na hora de escolher o pet, já que nem todos os animais se adaptam neste espaço, além das regras do condomínio, que podem restringir as opções.

Por isso, nós montamos este conteúdo com várias dicas de animais para ter em apartamento. Confira!

Coelhos

Animais para ter em apartamento

Os coelhos, além de muito fofos, ainda são uma ótima ideia de animais para ter em apartamento, já que são silenciosos, pequenos e ainda não precisam que seus donos os levem para passear.

Geralmente, os coelhos são animais bem espertos e costumam aprender a serem chamados pelo nome e ainda aceitam ficar no colo. Porém, isso não é uma regra, já que o comportamento pode variar de animal para animal.

O que muita gente não sabe é que os coelhos também possuem raças, sendo essas divididas em basicamente dois tipos: os coelhos comuns e os mini coelhos.

O comum pode chegar a até 10 kg e por isso não são tão indicados para viverem em apartamentos, já os mini coelhos variam entre 1 e 3 quilos, dependendo da espécie, e costumam ser mais mansos e carinhosos. Cuidando bem é possível que seu coelho viva entre 6 e 8 anos.

Chinchilas

Animais para ter em apartamento

Se você quer um animal para o seu apartamento, mas não deseja um que tenha muita energia, a chinchila é a mais indicada. Calma, dócil e capaz de viver dentro de uma gaiola, a chinchila ainda não faz muita sujeira e tem uma aparência super fofa e meiga.

A chinchila é bem fácil de cuidar e não faz muito barulho, aliás, quanto mais calma for a sua casa, mais fácil será a adaptação da sua chinchila. A única desvantagem é que esse é um dos animais para ter em apartamento um pouco mais introvertidos e nem sempre será fácil de socializá-la.

Aves

Animais para ter em apartamento

Existem muitas espécies de pássaros que você poderá ter no seu apartamento. Hoje, as mais buscadas para quem deseja companhia são as calopsitas, que podem ser encontradas bem mansas e criadas de asinhas cortadas (sem terem que ficar o tempo todo presas nas gaiolas).

Porém, é preciso atenção, porque algumas espécies são bem barulhentas (como é o caso das calopsitas) e outras podem exigir regulamentação própria, como o controle do IBAMA no caso das aves da fauna brasileira.

Além disso, você deverá se atentar a alimentação e também à companhia, já que algumas aves são muito sociáveis e não gostam de passar muito tempo sozinhas.

Porquinho-da-índia

Animais para ter em apartamento

O porquinho-da-índia é um animal muito dócil e que se adapta bem a vida em apartamentos, já que consegue passar bastante tempo dentro da gaiola (desde que, claro, essa ofereça condições ideais, como brinquedos, comida e limpeza).

Além disso, essa espécie pode criar uma relação bem próxima com o seu dono e fazem um chiado próprio quando estão felizes ou animados. Os porquinhos-da-índia ainda são animais para ter em apartamento extremamente inteligentes, e podem aprender a fazer as suas necessidades em uma caixinha de areia.

Hamster

Animais para ter em apartamento

Outro roedor bem fofo e que vive muito bem em apartamento é o hamster. Ele vive basicamente apenas dentro da gaiola, não faz barulho e também não faz muita sujeira.

Além disso, o hamster é bem inteligente e você poderá adicionar vários atrativos na gaiola, como corredores, brinquedinhos e muito mais. Quanto maior for a sua interação com o hamster, mais dócil e sociável ele será – criando laços verdadeiros de amizade com seus donos.

Gatos

Animais para ter em apartamento

Entre os animais para ter em apartamento, os gatos costumam ser os mais indicados, porque são dóceis e independentes, não necessitando de atenção constante do dono e ainda são bem silenciosos.

Em geral, os gatos passam a maior parte do dia dormindo, o que é muito bom para quem trabalha fora, sendo que a maioria dos seus hábitos é noturno.

Outra vantagem é que os gatos são bem limpos e inteligentes, podendo aprender a fazer suas necessidades na caixinha de areia.

Cães

Animais para ter em apartamento

Quando falamos em animais para ter em apartamento, muitas pessoas pensam que os cães estão fora de cogitação. Porém, pensando corretamente no tamanho, no porte e na personalidade do animal também é possível ter o melhor amigo do homem como companhia.

A dica é sempre optar pelos cães de pequeno porte e que não sejam muito barulhentos. O mais ideal é a adoção, mas se você prefere um cachorro de raça, as mais comuns para apartamento são o Yorkshire, o Poodle, o Pug e o Buldogue Francês. Outras raças pequenas, como o Pinscher e o Chihuahua podem funcionar, mas é preciso ensiná-los desde cedo a não latirem muito.

No caso dos cães sem raça definida (os famosos “vira-latas”), o cuidado com o tamanho e o porte devem ser mantidos, sempre buscando aqueles de pequeno porte (até 10 kg).

Se você está pensando em adotar um filhote e não tem ideia do tamanho que ele ficará, existem algumas dicas que podem lhe ajudar, como: avaliar o tamanho dos pais, analisar a grossura das patinhas e perguntar sobre quantos filhotes a fêmea pariu (já que os de pequeno porte costumam ter poucos cães por ninhada).

Porém, vale à pena lembrar que, de todos da lista, os cães são os animais mais dependentes e você terá que ter mais tempo para cuidar deles, levando para passear todos os dias e, claro, fazendo companhia. Mesmo as raças pequenas podem ter bastante energia, principalmente os vira-latas, que costumam ser extremamente carinhosos e alegres.

E, então, gostou das nossas dicas de animais para ter em apartamento? Aproveite e curta a nossa página no Facebook para receber mais dicas interessantes como estas!

 

Fale com um dos nossos consultores

Gostou de algum imóvel ou tem alguma dúvida? É muito fácil falar com a gente!
Ligue grátis de qualquer estado, mande um whatsapp ou abra um chat aqui mesmo!