Vidros para decoração: um toque de versatilidade para o seu lar

Usar vidros para decoração é uma maneira muito bacana de variar e modificar seu lar, sendo que esse elemento pode aparecer tanto nos detalhes dos móveis, como nas janelas e portas e também em pequenos itens decorativos, como vasos, potinhos porta-velas e muitos outros. Em ambientes pequenos, o vidro ganha ainda mais destaque. Afinal, por ser translúcido, ele não pesa e ajuda a ampliar visualmente os espaços.

Embora algumas pessoas tenham receio de investir nessa peça de decoração, ele tem ganhado cada vez mais destaque e pode ser o que faltava para tornar os cômodos do apartamento ainda mais elegante. Veja algumas dicas legais de como decorar com esse elemento!

Principais cuidados com vidros para decoração

O vidro é um material bastante delicado e justamente por isso é fundamental tomar alguns cuidados básicos com ele. Veja os principais:

- se você tem crianças em casa, precisa ter atenção redobrada, principalmente, no que diz respeito à localização desses objetos de vidro. As decorações pequenas e mais delicadas precisam ficar expostas fora do alcance das crianças;

- atenção à espessura dos vidros para decoração. Quanto menor a espessura, mais frágil é o vidro, aumentando os riscos de acidentes. Assim, opte por opções mais espessas;

- cuidado com as quinas que precisam ser arredondadas, principalmente, se o vidro não for acompanhado de uma moldura;

- mantenha-os limpos para evitar o acúmulo de gordura e sujeira, que faz com que o material perca o seu caráter translúcido.

Como usar o vidro na decoração do meu apê?

Os vidros para decoração podem aparecer reinando sozinhos ou em conjunto com outros elementos, como a madeira e o aço. Escolher o conjunto mais adequado depende muito das características do ambiente e do estilo decorativo adotado.

O vidro sozinho ou mesclado com metais e aços fica melhor em decorações modernas e contemporâneas, já ao lado da madeira, ele pode aparecer em uma infinidade de estilos, combinando super bem com mobiliários diversificados.

Veja algumas ideias legais para decorar o seu apê.

Mesa de centro ou mesa lateral

vidros para decoração na sala de estar
As mesinhas centrais de vidro são ótimas para otimizar espaços menores, pois dão a sensação do ambiente ser maior. Fonte: decorfácil.


As mesinhas de centro e laterais são ótimas opções para dar um acabamento melhor as decorações. Contudo, elas só devem ser usadas caso não atrapalhem a circulação. Em apartamentos, a falta de espaço costuma ser um problema bem comum. Por isso mesmo usar as mesinhas com tampo de vidro é uma ótima ideia, já que elas não pesam visualmente e ajudam a ampliar o olhar.

Se a sua sala possui alguns detalhes em madeira, como os pés dos sofás, o rack ou o painel para a TV, você pode apostar sem medo na combinação de madeira e vidros para decoração ficar completa e charmosa.

Já para quem possui uma sala contemporânea, a dica é investir nas mesas mais modernas, com superfícies espelhadas ou feitas com aço e vidro.

Cristaleira

vidros para decoração para cristaleiras

As cristaleiras com vidros para decoração dão um toque de sofisticação ao ambiente e são encontradas em vários materiais. Fonte: Westwing.


A cristaleira já foi um mobiliário indispensável em qualquer sala de jantar. Depois de cair em desuso, esse móvel está voltando a ganhar destaque, podendo tanto ser usado na sua função original, como também ajudando a organizar vários outros itens, como livros, discos e objetos de decoração.

Se você tem um espacinho sobrando, que tal investir em uma linda cristaleira com detalhes em vidro na porta? As decorações vintage conversam muito bem com esse móvel que pode vir tanto na cor original da peça, como em tons mais coloridos, modernos e jovens.

Cozinha

vidros para decoração de cozinha
Outra opção de vidros para decoração são os armários de cozinha. Além de deixá-los mais elegantes, eles também ajudam na iluminação do ambiente. Fonte: decorfácil.


Os armários com porta de vidro estão em alta e são muito indicados para as cozinhas pequenas ou no estilo corredor, justamente, porque dão a impressão de mais leveza, fazendo com que o ambiente pareça maior.

Se você não se sente confortável com a transparência do vidro em todos os armários, pode optar por usar esse material apenas em alguns detalhes, trazendo essa leveza interessante, mas sem perder a privacidade.

Objetos decorativos

vidros para decoração com objetos
Simples e minimalistas, os objetos de decoração feitos de vidros são ótimas opções para enfeitar todo o apartamento.


Além dos móveis, os vidros para decoração também são usados nos objetos decorativos. A ideia do “faça você mesmo” está em alta e é possível transformar potinhos de geleia e garrafas de vinho em elementos super estilosos.

Por exemplo: você poderá usar os potinhos para incluir algumas velas e fazer um lindo arranjo em uma bandeja para a mesa de centro, mesa lateral, aparador ou até para a mesa de jantar. As garrafas de vinho podem ser transformadas em luminárias bem diferentes e criativas e também em pendentes para ficarem sobre o balcão da cozinha americana.

Ao invés de usar vasos sofisticados, invista em garrafas de vidro ou outros recipientes com o material e crie arranjos lindíssimos para enfeitar várias partes do seu apartamento.

Portas, janelas e divisórias

vidros para decoração na lavanderia
Se o seu desejo for ter espaços integrados no apartamento, mas ainda assim, manter a privacidade, aposte em divisória de vidros jateados. Fonte: Gazeta do Povo.


É claro que o vidro também pode ser usado nos elementos construtivos do seu apê. A grande vantagem é que ele favorece a iluminação natural, deixando os ambientes maiores e mais claros.

As portas com vidros para decoração podem ser usadas para dividir espaços internos, como a sala da cozinha, ou para áreas externas, como a saída do apartamento para a área de lazer. Os banheiros também tem usado bastante esse tipo de porta, mas para quem não deseja perder a privacidade, a dica é investir no vidro jateado.

Assim como as portas, as divisórias também ajudam a trazer mais luminosidade e amplitude. Elas podem ser usadas para separar a sala de estar e de jantar, a cozinha da lavanderia, aumentar a privacidade do hall ou de um corredor e em muitos outros casos.

Como você viu, ideias são o que não faltam quando falamos em vidros para decoração. Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este post nas suas redes sociais!

Fale com um dos nossos consultores

Gostou de algum imóvel ou tem alguma dúvida? É muito fácil falar com a gente!
Ligue grátis de qualquer estado, mande um whatsapp ou abra um chat aqui mesmo!