Conheça 5 vantagens de morar em apartamento

Quem está pensando em comprar um imóvel, pode ter dúvidas na hora de escolher o que mais combina com seu estilo de vida. Embora os apartamentos tenham se tornado opções cada vez mais procuradas, algumas pessoas ainda não sabem muito bem quais as vantagens de morar em apartamento e porquê devem colocá-lo como uma das principais alternativas de imóveis para comprar.

Então, se esse é o seu caso, veja as principais vantagens de morar em apartamento que separamos para te ajudar nessa escolha!

Principais vantagens de morar em apartamento

1. Oferece maior segurança

Infelizmente, a maioria das cidades brasileiras sofre com a violência. Assaltos e invasões à domicílio são notícias comuns nos jornais. Uma das vantagens de morar em apartamento é que as chances de roubos e furtos acontecerem são, praticamente, nulas, já que você viverá em um condomínio fechado, com portaria e segurança especializada.

Além disso, muitos condomínios investem em sistemas adicionais de segurança como monitoramento com câmeras 24 horas, portões eletrônicos, controle restrito de visitantes e muito mais.

Morar em uma casa na rua, te deixa mais sujeito a pessoas estranhas batendo na sua porta continuamente, o que deixa você e a sua família mais vulneráveis à ação de estranhos. Vivendo em um condomínio isso não acontece, porque qualquer visitante terá que se apresentar na portaria e só poderá entrar caso você ou algum familiar autorizem.

2. Economia

Embora algumas pessoas vejam apenas o lado negativo de pagar a taxa de condomínio, a verdade é que ela pode lhe ajudar a economizar. Isso porque, em alguns prédios, essa taxa já inclui valores relacionados à água, gás e também aos serviços de manutenção da área externa.

Se você morar em uma casa, terá que desembolsar uma boa quantia por esses serviços, o que pode tornar o valor final mais alto e pesado no orçamento doméstico.

3. Vantagens de morar em apartamento: opções de lazer

A maioria dos condomínios, atualmente, oferece opções de lazer para os moradores como piscinas, academias, quadras de futebol, salão de festas, playground, churrasqueiras e muito mais.

Além de proporcionar mais atrativos a você e a sua família, esses itens também ajudam a economizar. Por exemplo, é possível usar o salão de festas para fazer as comemorações de aniversário dos seus filhos, ao invés, de ter de arcar com o aluguel de um espaço.

Nem todo mundo que mora em casa possui esses atrativos, como piscina, churrasqueira ou espaço para as crianças se divertirem. Assim, ainda que a metragem interna dos apartamentos seja um pouco menor, é possível aproveitar outros atrativos que os condomínios oferecem, aumentando o bem-estar da sua família.

Lembrando ainda que, a manutenção e a limpeza dessas áreas costumam estar incluídas nas taxas de condomínio. Já em uma casa, quem terá de arcar com todas essas despesas será você.

4. Amizades

laços de amizades é uma das vantagens de morar em apartamento
As vantagens de morar em apartamento são várias, mas uma das principais, envolve os laços de amizades que podem ser feitos com as pessoas do condomínio.


Uma das vantagens de morar em apartamento é a relação mais próxima com os vizinhos que você poderá ter caso deseje. Afinal, vocês estarão dividindo várias áreas comuns, como o parquinho das crianças, a piscina ou a academia.

Para as crianças, essa é uma das vantagens de morar em apartamento mais interessante, já que permite que elas façam novas amizades e se divirtam de modo mais seguro, pois muitos pais não permitem que seus filhos brinquem na rua por medo da violência.

Os adultos também se beneficiam com esse contato mais próximo, criando vínculos de amizade que podem durar por toda a vida, permitindo, por exemplo, dividir as caronas para a escola, aulas de futebol e outras atividades, além de a amizade tornar o cotidiano mais fácil e gostoso.

5. Facilidade na limpeza e manutenção

Morar em uma casa, significa ter de arcar com todos os custos e o trabalho de manter as áreas de lazer limpas e a manutenção em dia. Sendo assim, uma das vantagens de morar em apartamento, é que você não terá de se preocupar com questões como, a limpeza e a manutenção do jardim, dos estacionamentos, parquinhos, salões de festa, churrasqueiras, piscinas, etc.

Afinal, esse trabalho será feito por equipes especializadas ou funcionários próprios do condomínio e o valor será dividido entre todos os moradores e estará incluído na taxa mensal que você paga. Como mais pessoas estão contribuindo, é possível contratar mais serviços de limpeza, manutenção ou segurança – os quais nem sempre você teria acesso se morasse em uma casa.

Como podemos perceber, existem muitas vantagens de morar em apartamento, o que torna essa uma das principais opções de moradia hoje em dia. A ideia de ter sua família morando em um local seguro talvez seja um dos pontos mais atrativos, afinal, nada melhor que ver as crianças brincando tranquilamente e fazendo amizades, não é mesmo?

Se você gostou desse conteúdo ou se ainda tiver mais dúvidas sobre as vantagens de morar em apartamento, deixe um comentário para nós. Iremos adorar te ajudar a solucionar todas as suas perguntas!

Fale com um dos nossos consultores

Gostou de algum imóvel ou tem alguma dúvida? É muito fácil falar com a gente!
Ligue grátis de qualquer estado, mande um whatsapp ou abra um chat aqui mesmo!