Papel de parede de tijolo, floral ou listrado: como escolher o ideal?

Dar destaque especial a uma parede é algo muito usado nas decorações. Porém, essa tendência tem ganhado novos ares, principalmente, com o uso das texturas. Entre essas novidades está o papel de parede de tijolo, em estilo 3D, que traz muito mais realismo aos projetos decorativos.

É claro que, além dessa estampa, as mais tradicionais como os florais e as listras continuam em alta. Se você está querendo modificar uma parede no seu apartamento, mas não sabe qual papel de parede escolher, continue a leitura deste artigo!

Papel de parede de tijolo e outras estampas

Já deu para notar ao ler a introdução que papel de parede não é tudo igual, certo? Esses materiais são divididos em categorias dependendo de como são feitos. Assim, antes de escolher o seu papel de parede, é fundamental pensar onde ele será instalado, quais as características do local e o que você deseja em termos de praticidade.

Veja os principais tipos de papel de parede disponíveis no mercado.

Tradicional

Ele é feito a partir do uso da celulose e, portanto, é literalmente um papel de parede. Como esse é um material bastante sensível, a sua vida útil é menor. A limpeza precisa ser feita com cuidado, sempre usando pano seco. Outro cuidado, é com a aplicação, que precisa ser uniforme já que o material tende a se rasgar com mais facilidade. É possível encontrar várias estampas e também papéis coloridos, lisos ou monocromáticos.

TNT

O TNT (Tecido Não Tecido) é composto de fibras de celulose e têxteis que ajudam a tornar esse material mais durável e resistente à luz. O papel de parede de TNT pode ser aplicado diretamente nas paredes, independentemente, se estiverem regulares ou não.

A única ressalva, é utilizar um preparado com cola branca que permite que o papel seja retirado de forma fácil no futuro. A limpeza é feita com sabão neutro e esponja macia, mas também com cuidado.

Vinílico

É um papel de parede com acabamento em vinil e que, portanto, possui uma alta durabilidade. Esse é um material impermeável e muito indicado para quem deseja corrigir imperfeições das paredes.

A limpeza pode ser feita com pano úmido, detergente neutro e esponjas macias. É possível encontrar uma grande variedade de cores e estampas com esse material.

Alto Relevo

papel de parede estampado com flores
Antes de escolher a estampa do papel de parede, veja qual material é o mais adequado  para o seu apartamento.


Nesse caso, o papel de parede possui um aspecto almofadado e macio. Para isso, usa-se espuma interna. O resultado é um papel de parede extremamente bonito e diferenciado, mas que não pode ser limpo com nada que traga umidade ao papel. Assim, a melhor maneira de limpá-lo é usando pano seco ou aspirador de pó.

Emborrachado

Esse papel de parede possui uma camada de EVA, o que dá a ele mais usabilidade e resistência. Assim como o vinílico, é possível lavar o papel com esponja macia e detergente neutro.

3D

É aqui que se encontra o papel de parede de tijolo e também que recria outras texturas como a madeira e as pedras naturais. Ele é feito com uma impressão diferenciada e imita com muita fidelidade esses materiais. Pode ser produzido com vários materiais e é sempre importante conferir a impressão para ter um resultado ainda mais realista.

Poliéster

É o papel de parede 100% poliéster que apresenta uma altíssima durabilidade e, portanto, é muito indicado para ambientes com grande circulação de pessoas. Sua limpeza é bem fácil e prática, feita apenas com pano úmido. Como é resistente, esse papel pode ser usado também nas cozinhas, nos lavabos e nos banheiros.

Adesivo

papeis de parede preto e branco para cozinha
Uma das opções mais práticas de papel de parede, são os adesivos que permitem que você mesmo o cole.Fonte: VivaDecora.


De todos, esse é o mais fácil de ser aplicado, já que ele é autoadesivo. Como não exige cola, costuma ter um custo mais acessível que os modelos tradicionais e permite que você mesmo faça a aplicação. Porém, é importante optar por uma parede lisa e sem imperfeições para deixar o resultado final mais interessante.

Como escolher o papel de parede certo?

Não existem regras fixas sobre como escolher o papel de parede, já que tudo dependerá das suas preferências. Contudo, algumas dicas podem lhe ajudar, confira:

Analise o cômodo onde o papel será aplicado

Antes de escolher a parede onde o papel será aplicado, analise o cômodo em si. Pense nos quesitos iluminação, decoração e posicionamento dos móveis. Por exemplo, cômodos com pé direito baixo podem ser favorecidos com o uso de papéis listrados na vertical, que ampliam o olhar.

Assim, também é importante ficar de olho no nível de luminosidade, pensando nas estampas e cores mais adequadas. Se o ambiente for bem pequeno, o mais indicado é optar por papéis de cores claras.

Entenda o seu estilo decorativo

papel de parede elegante para sala de televisão

Opte pela estampa que mais combine com a decoração do seu apartamento. Opções como papel de parede de tijolo ou com um toque floral são sempre bem-vindos.


Como é o estilo decorativo do ambiente? O papel de parede deve estar integrado a sua decoração e ajudar a destacá-la. Por exemplo, uma decoração industrial fica super bacana com o papel de parede de tijolo que ajuda a trazer mais textura e uma pegada rústica que combina com essa decoração.

Já quem prefere o estilo clássico pode apostar em papéis com estampas mais tradicionais como as florais. O tamanho e as cores das estampas dependerá se o cômodo é pequeno ou grande e  como são as demais cores usadas na sua paleta decorativa.

O estilo vintage também está em alta e fica lindíssimo com estampas que trazem esse ar um pouco mais antigo, como os florais, as listras e os padrões geométricos.

Pense na praticidade

Se você possui crianças no apartamento, animais de estimação ou pessoas alérgicas, é muito importante que o papel de parede possa ser limpo com facilidade. Nesse sentido, o melhor é optar pelos modelos vinílicos ou emborrachados, evitando os em alto relevo que podem juntar poeira e dificultar a limpeza frequente.

O mesmo vale para os ambientes. Usar papel de parede na cozinha pode criar manchas de gordura ou de outros alimentos, assim, prefira os materiais mais resistentes e também tenha cuidado em onde irá posicionar os papéis, preferindo as paredes mais distantes da pia e do fogão.

Escolha a parede certa

Por último, pense com cuidado em qual parede você deseja destacar. Afinal, é preciso que haja certa coerência nessa decisão, optando por aquelas que naturalmente atraem o olhar.

Na sala de estar, por exemplo, é possível destacar a parede onde está a TV ou o painel, nos quartos, a parede onde fica localizada a cabeceira da cama e na sala de jantar o espaço próximo à mesa de jantar. Ao entrar em um ambiente, analise qual é o ponto focal que mais chama a atenção do seu olhar, certamente essa será a parede certa para receber o destaque.

Gostou de saber mais sobre o papel de parede de tijolo, floral, listrado e de outras estampas? Se ainda tem alguma dúvida, é só deixar um comentário pra gente!

Fale com um dos nossos consultores

Gostou de algum imóvel ou tem alguma dúvida? É muito fácil falar com a gente!
Ligue grátis de qualquer estado, mande um whatsapp ou abra um chat aqui mesmo!