Notícias

Reforme com estilo e com a máxima segurança

Antes de começar uma reforma, a palavra de ordem é planejamento.
Depois de assinar o contrato, receber as chaves e concluir a mudança, não termina necessariamente o sonho da casa própria. Muitas pessoas gostam de personalizar os espaços, fazer reformas e deixar a casa com a sua cara, com o seu estilo. Porém, principalmente no caso de apartamentos, deve-se sempre respeitar as normas de segurança e também o bom senso em relação aos vizinhos e ao residencial.
Antes de começar uma reforma, a palavra de ordem é planejamento. Você precisa saber tudo o que pretende fazer no espaço, ter orientação profissional e também pesquisar preços, já que preparar-se financeiramente é essencial para que tudo ocorra bem. Além disso, é obrigatório estar atento à NBR 16.280, criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para regularizar as reformas dentro das edificações.
Entre as regras impostas pela norma, uma das principais diz que as reformas dentro das edificações, inclusive as realizadas nos apartamentos, precisam de um projeto assinado por um profissional habilitado, como um arquiteto ou engenheiro. Nesse projeto, devem estar incluídas informações como prazo, detalhamento da obra, informações sobre quantidade, entrada e saída de materiais, além de um planejamento com horários de trabalho e nomes dos profissionais que vão circular pelo edifício.
Pequenos reparos, como pintura da parede ou colocação de gesso no teto, por exemplo, não se encaixam nas novas regras da ABNT. Mas fique atento, também entram nessa lista: a troca de canos, janelas e as instalações elétricas e a gás.
No que se refere a reformas em unidades da Construtora Vitta Residencial, o melhor a fazer é consultar o síndico do seu condomínio, que trará todas as diretrizes para que você faça qualquer reparo ou reforma dentro das normas estabelecidas, de forma segura e eficaz.
Confira abaixo serviços de reforma que precisam da autorização de um profissional da área:
- Instalação ou reforma de equipamentos industrializados;
- Reforma do sistema hidrossanitário;
- Reforma ou instalação de equipamentos de prevenção e combate a incêndio;
- Instalações elétricas;
- Instalações de gás;
- Reforma ou instalação de aparelhos de dados e comunicação;
- Reforma ou instalação de aparelhos de automação;
- Reforma ou instalação de ar-condicionado exaustão e ventilação;
- Instalação de qualquer componente à edificação, não previsto no projeto original ou em desacordo com o manual de uso, operação e manutenção do edifício ou memorial descritivo;
- Troca de revestimentos com uso de marteletes ou ferramentas de alto impacto, para retirada do revestimento anterior;
- Qualquer reforma para substituição ou que interfira na integridade ou na proteção mecânica;
- Qualquer reforma de vedação que interfira na integridade ou altere a disposição original;
- Qualquer reforma, para alteração do sistema ou adequação para instalação de esquadrias ou fachada-cortina e seu componentes;
- Qualquer intervenção em elementos da estrutura, como furos e aberturas, alteração de seção de elementos estruturais e remoção ou acréscimo de paredes.

Fale com um dos nossos consultores

Gostou de algum imóvel ou tem alguma dúvida? É muito fácil falar com a gente!
Ligue grátis de qualquer estado, mande um whatsapp ou abra um chat aqui mesmo!