Eventos

2017 vem aí, já fez sua lista de sonhos?

Essa é a receita para alcançar suas conquistas
A passagem de um ano velho para um novinho em folha costuma renovar a esperança e os desejos pessoais. Já pensou em fazer uma lista de sonhos e colocá-los em prática? Além de papel e caneta ou ainda no computador ou celular – vale qualquer meio, você vai precisar de muita perseverança e disciplina. Mas é preciso fazer a lista de fato, ela não pode ficar só no plano das ideias.
Parece fácil, tal como enumerar os itens de compra para a ida a um supermercado, mas não é tão simples assim. Segundo o psicólogo Marcelo Filipecki, qualquer lista dos sonhos deve conter sinceridade, acima de tudo. Ele alerta que é preciso ter consciência de que os sonhos devem ser, genuinamente, do autor de cada lista. Nada de sonhar o sonho dos outros ou realizar o que os outros desejam para você. “Também é importante que os sonhos sejam elencados de modo mais específico possível, para minimizar chances de “se perder no caminho”, acrescenta.
O psicólogo também orienta que é preciso categorizar os seus sonhos, ou seja, defini-los como pessoal, profissional, entre outros quesitos. Outro ponto que deve estar definido, para cada um deles - independentemente da categoria - é a consciência sobre a viabilidade, principalmente, em função de pré-requisitos e prazos – sempre de forma simples e objetiva. Também é essencial que você revise os seus desejos e mantenha uma rotina definida de prazos para fazer isso.
Feito essa primeira parte, chegou a hora de fazer a listagem sair do papel ou da tela e acontecer de fato. Isso vai exigir muita clareza de sua parte e determinação de suas prioridades. Depois, terá que refletir e analisar os fatos, conforme cada fase da realização dos sonhos for se desenvolvendo. Lembre-se: “você vai precisar ter convicção sobre a continuidade deste processo, especialmente, nos trajetos mais difíceis e desafiadores”, orienta Filipecki.
Mas, infelizmente, apesar de termos o hábito de listar os sonhos, muita gente os engaveta por conta de alguns erros comuns. Para o psicólogo, os que mais atrapalham a tão sonhada lista são: indefinição de objetivos, falta de noção de prazos ou imediatismo, obrigatoriedade de perfeição, entender o medo como motivo de interrupção, frágil perseverança e crença em si mesmo.
Fique atento: para alcançar seus sonhos, você vai precisar saber quem você é, do que de fato gosta, pensa, sente e só assim poderá colocar cada item de sua lista em prática, até realizar cada uma de suas vontades.

Fale com um dos nossos consultores

Gostou de algum imóvel ou tem alguma dúvida? É muito fácil falar com a gente!
Ligue grátis de qualquer estado, mande um whatsapp ou abra um chat aqui mesmo!